Curta no Facebook

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

"O Menino e O Mundo", de Alê Abreu (2013)




"O Menino e o Mundo" é um bom filme de animação. Mais um. Nada mais que isso. Fui assistir com grande expectativa dada sua boa recomendação e a indicação ao Oscar da categoria da qual faz parte mas não fiquei muito impressionado. É verdade que tem seus méritos, os recursos de animação em si são interessantes, as mensagens de valorização da família, do meio ambiente, a crítica ao êxodo às grandes cidades e tudo mais são válidas, interessantes e bem contextualizadas, a trilha funciona muito bem dentro de todas as situações da narrativa mas "O Menino e o Mundo" não conseguiu me conquistar.
O menino diante da loucura da cidade.
O filme que conta a história de um menino do interior que vive feliz com a natureza e com sua família mas que ao ver seu pai indo embora para a capital em busca de trabalho sente um imenso vazio e resolve segui-lo. O menino, restrito até então ao seu mundo, conhece outros pequenos mundo dentro de um mundo mais amplo e complexo, nele faz amizades inusitadas, conhece belezas mas por outro ado depara-se com a ferocidade, crueldade e injustiças do verdadeiro mundo que até então desconhecia.
O final tem um crescimento, um ganho considerável mas na minha visão, não é suficiente para fazer de "O Menino e o Mundo" algo grande. Posso estar errado, posso queimar a língua, não conheço os concorrentes na categoria de melhor longa de animação, torço para estar errado mas tenho a impressão que não será desta vez que o Brasil ganhará sua tão almejada estatueta. Nem nesta categoria.


trailer "O Menino e O Mundo"




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário