Curta no Facebook

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

cotiidianas #420 - O Homem, A Mulher e a Mula



Os recém-casados seguiam por aquele caminhozinho tortuoso e esburacado em uma carroça puxada por uma mula a fim de voltar para o sítio onde viveriam depois da cerimônia na paróquia vizinha. Naquele dia Maria entenderia porque todos diziam Damião era boa gente mas não era bom que o irritassem.
Aconteceu que no caminho, lá elas tantas, a mula do Damião resolveu empacar. Ao contrário do que poderia-se imaginar, dada a fama de impaciente e nervosos do dono, o homem na cocheira não levantou, não esbravejou, não açoitou o animal. Apenas iniciou uma espécie de contagem:
- Uuuum,..
E a mula, parecendo entender que aquilo não lhe era um bom sinal, quase que imediatamente pôs-se em marcha e a viagem seguiu.
No entanto não tardou muito para que a mula embestasse de não andar de novo. Damião só respirou fundo, olhou para o céu como que pedindo paciência, já que não tinha nenhuma, e sem abandonar sua posição na carroça, iniciou nova contagem:
- Um, Dois,..
E a mula providencialmente pôs-se a andar.
Agora sim. Não tardariam a chegar ao sítio. Era logo adiante.
Só que o animal resolveu empacar novamente, ali, pertinho do pequeno rancho que esperava pelos dias futuros daquele novo casal.
Imóvel, impassível, o dono da mula reagiu à nova parada com uma nova contagem:
- Um, Dois, Três.
Mal completou o terceiro número e já sacava da cintura um revólver e com ele metia três balas na cabeça do animal.
Maria apavorada com a reação do recente marido, gritou, se desesperou, protestou:
- Você é louco! Como é que faz uma coisa dessas? O que você tem na cabeça? Como pôde?..
E ele, calmamente, ainda sentado na charrete, tirou o chapéu, suspirou e deixou escapar apenas alto o suficiente para que ela ouvisse:
- Um,..



Nenhum comentário:

Postar um comentário