Curta no Facebook

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Quadrinhos no Cinema #7 - "As Aventuras de Tintim", de Steven Spielberg (2011)



Depois de muitas tardes incríveis, sentado no chão, assistindo a mais um episódio do desenho Tintim que passava na ótima TVE, eu percebi que simplesmente amava isso, e assistindo a essa animação de Steven Spielberg, percebo que continuo amando.
"As aventuras de Tintim" é uma adaptação da HQ Franco-Belga, de muito sucesso de Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé, que contam as aventuras de um jornalista (detetive), que está sempre envolvido em algum problema. Embora a HQ gere algumas criticas negativas e se envolva em polêmicas, as animações assim como este longa conseguem passar por cima delas, por isso não vou entrar em detalhes sobre as polêmicas e irei direto ao filme.
Tintim (Jamie Bell ) é um jovem repórter que certo dia, ao comprar a miniatura de uma embarcação, se vê perseguido pelo misterioso Sakharine (Daniel Craig) que busca implacavelmente ter a miniatura em suas mãos. Assim que Sakharine consegue capturar Tintim, o prende em seu barco que pertencia ao alcoólatra Capitão Haddock (Andy Serkis), agora também feito prisioneiro. Sempre acompanhado pelo cãozinho Milu, Tintim se alia ao capitão e vão em busca de desvendar todos os mistérios que cercam a pequena miniatura da embarcação chamada Licorne.
Não chega a ser um defeito (longe disso) mas o filme tem muito mais a cara de Steven Spielberg do que a pegada dos quadrinhos originais de Hergé . Muito focado nas cenas de ação, é um típico filme de aventura ao melhor estilo Indiana Jones. Infelizmente toda essa ação acaba não dando espaço para que o lado jornalista de Tintim apareça. Fora isso, todas as características das personalidades dos personagens principais foram mantidas.
Adorei esta cena: simples, direta, divertida
e uma referência (homenagem) muito bem feita.
 A animação do filme é incrível, feita através da captura de movimentos, conseguindo muito bem dar um ar moderno mais real para os personagens sem perder o estilo cartoon da HQ. Falando em personagens, todos estão ótimos e funcionam muito bem para trama graças ao excelente roteiro desenvolvido para o longa. Steven Spielberg que nos últimos anos vem tentando ao máximo possível fazer o papel do bom homem, tirando a violência dos seus filmes mais infantis, muda um pouco a relação de Capitão Haddock com a bebida. Aqui ele faz Capitão Haddock superar seu alcoolismo, embora com algumas recaídoas, para a partir dali se tornar um dos heróis do filme. Mas a adaptação não fica forçada e, diferentemente de transformar digitalmente armas em lanternas, por exemplo, é algo bem colocado na trama e funciona bem.
"As Aventuras de Tintim" é um bom filme, atinge o publico mais antigo que é pego pelo saudosismo e também pela aventura ao estilo Spielberg dos anos 80, assim como acerta em modernizar a animação atraindo um público mais novo. Assistindo ao filme me senti voltando no tempo, tentando desvendar os mistérios junto com Tintim e Milu, rindo das trapalhadas da dupla Dupond e Dupont.
Uma ótima mistura de ação, aventura e humor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário