Curta no Facebook

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Quadrinhos no Cinema #5 - "Sin City - A Cidade do Pecado", de Robert Rodriguez, Frank Miller e Quentin Tarantino (2005)


Uma das mais fiéis adaptações de HQ's para o cinema
por Vagner Rodrigues



Uma impressionante, fantástica e extremamente cinematográfica HQ, escrita por um dos maiores autores de todos os tempos, Frank Miller, um homem que influenciou (e continua influenciando) toda uma nova geração, com certeza ganharia sua adaptação para as grandes telas. Mas quem iria dirigir? Por que não o próprio Frank Miller? Claro, contando com ajuda de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. "Sin City", é um filme bem honesto e muito fiel à HQ.
As cores de "Sin City"
O longa conta a história de três volumes da HQ, como se fossem pequenos curtas, mas mantendo uma ligação entre eles. Todas as histórias se iniciam com um pequeno prólogo, e se passam em Sin City. A primeira é “That Yellow Bastard”, que traz Bruce Willis como Hartigan, um detetive durão que impede o filho pedófilo de um importante politico da cidade de fazer mais uma vitima, mas acaba sendo incriminado e vai para cadeia. Deste capítulo, num primeiro momento, apenas a primeira parte é mostrada. Logo em seguida, vem o capítulo "The hard goodbye", temos Marv (Mickey Rourke ), um homem violento que vai atrás de vingança após a morte de sua amada, uma prostituta, a bela Goldie (Jaime King ). Segunda parte, “The big fat kill”, conta um pouco da briga de policiais corruptos e prostitutas na velha Sin City. O confronto gira entorno de Jackie Boy (Benicio Del Toro), Dwight (Clive Owen) e a chefe das amantes de aluguel, Gail (Rosario Dawson). Sequências de ação bem exageradas e divertidas marcam esse capitulo, que teve Quentin Tarantino na direção em uma das cenas finais. A terceira e última parte, é o final de “That Yellow Bastard”, onde Hartigan sai da cadeia e vai atrás de Nancy Callahan, a menina que ele salvara e que  agora cresceu e virou uma stripper, cuja personagem adulta foi vivida pela coisa mais linda , fantástica, espetacular, Oh my GOD, Jessica Alba.
Nos quadrinhos, cada capítulo é contando de forma separada, no filme a montagem se perde um pouco, e a historia acaba ficando confusa. Essa necessidade de ligar todos os capítulos para formar uma grande historia, fazendo que  um capítulo da HQ seja divido em dois, acabou não funcionando. Se você é muito fã da HQ, acho que esse e com certeza o ponto que mais vai lhe incomodar.

Eu simplesmente adorei Marv.
Mas também, com essa carinha fofa,
como não gostar?
"Sin City - A cidade do Pecado”  é uma excelente adaptação. A HQ funciona perfeitamente como uma storybord para o filme, até porque, Frank Miller entende muito de narrativa cinematográfica e sua decupagem foi perfeita. Os efeitos também são algo a se destacar, o cenário todo foi construído digitalmente (e muito bem construído), o filme é preto e branco, onde poucas coisas acabam sendo coloridas, apenas as que realmente importam, como sangue, lábios, o cabelo de Goldie, a pele do bastardo. Esse visual preto e branco consegue passar muito bem o clima noir dos quadrinhos.  As cenas de ação são fantasticamente bem coreografadas e dirigidas.  As atuações foram bem competentes, Bruce Willis, foi Bruce Willis, Benicio Del Toro está muito divertido, mesmo depois de morto ele continua muito bem no filme, Jessica Alba (aaaaaaaaaaaaiai), muito sexy, só faltou ela mandar “nudes”, já que o papel é de stripper, mas a atriz se negou a fazer cenas de nudez. O destaque fica por conta de Mickey Rourke como Marv, um real brucutu.
Uma das melhoras adaptações de quadrinhos para o cinema de todos os tempos, sem duvida, o longa respeita demais a HQ. Visualmente é perfeito, um ótimo filme de ação, não o acho violento demais, até porque, a violência aqui é muito caricata, as atuações convincentes, sob o comando de ótimos diretores. Então pare com os discursos de ódio nas redes sociais e vá até a Cidade do Pecado fazer justiça com suas próprias mãos.

Nem sei o que falar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário