Curta no Facebook

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Blondie - "Parallel Lines" (1978)



"Os colegas nos rotularam
de renegados disco"
Clem Clarke
(baterista)



Depois do estouro do punk e do entusiasmo inicial em torno da novidade, as coisas foram esfriando um pouco e a linguagem, por vezes, excessivamente limitada do estilo começava  e clamar por novas possibilidades. Assim, muitas outras que surgiam naquele finalzinho da década de 70 e até mesmo bandas da própria cena punk passavam a incorporar elementos de funk, de disco-music, teclados e novos recursos tecnológicos da época à linguagem do punk obtendo como resultado uma interessante mistura ainda minimalista, básica, porém mais dançante, charmosa e sofisticada. De certa forma, assim podemos definir a new wave, estilo do qual o Blondie é sem dúvida um dos maiores representantes e símbolo irrefutável desta transição punk/pop.
Tendo a frente a sensual e carismática Debbie Harry, o Blondie transitava com facilidade entre os dois mundos, agradando os alternativos da cena underground e a um público mais interessado em mexer o esqueleto, projetando desta forma um novo momento de música pop para os anos 80. Seu terceiro álbum de 1978, "Parallel Lines" é o que melhor traduz estas situações, num trabalho vigoroso, contagiante e muito bem acabado.
É inegável que o grande momento do álbum é a espetacular "Heart of Glass", uma genial rock-disco de vocal sexy e inevitável apelo dançante e comercial, mas não seria justo deixar de citar a vibrante "Hanging on the Telephone" que já abre o disco mostrando a que vem; "One Way or Another" com vocais rasgados e gritados da musa loira; a queridinha "Sunday Girl"; a ótima "Pretty Baby"; "I Know But I Don't Know" que lembra muito  "Quem Tem Medo de Brincar de Amor" d'Os Mutantes; e a esquisita "Fade Away (and Radiate)" com guitarra espetacular de Robert Fripp do King Crimson.
Um daqueles discos que mudaram o rumo das coisas. Com "Parallel Lines", mais especificamente com "Heart of Glass", o Blondie mostrava como se conjugava pop comercial com rock mantendo a qualidade e não sendo necessariamente descartável.
A lição havia sido dada. O pessoal que veio em seguida, nos 80's, aprendeu direitinho.
****************

FAIXAS:
1.Hanging On The Telephone 
2. One Way Or Another 
3. Picture This 
4. Fade Away And Radiate 
5. Pretty Baby 
6. I Know But I Don't Know 
7. Will Anything Happen 
8. Sunday Girl 
9. Heart Of Glass 
10. I'm Gonna Love You Too 
11. Just Go Away

*****************
Ouça:
Blondie Parallel Lines


Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário