Curta no Facebook

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Quadrinhos no Cinema


"Watchmen', filme que divide opiniões
Devido ao enorme sucesso das adaptações do Estúdio Marvel para o cinema (sucesso de publico e crítica) e a corrida da DC para não ficar para trás, e também por eu ser um enorme fã de quadrinhos e cinema, resolvi me aventurar nesta maratona de filmes baseados em quadrinhos, e fui um pouco além dos filmes de super-heróis. Vou falar na influencia dos quadrinhos no cinema, não contar a historia dos quadrinhos, nem entrar muito no mundo das HQ's, mas sim nos filmes, por isso não falarei (já falando) do fabuloso Will Eisner, que tem muito da narrativa do cinema nos seus trabalhos.
A atual "era de ouro" dos Quadrinhos
A quantidade de filmes baseados em quadrinhos tem crescido muito nos últimos anos, em sua maioria há uma grande preocupação de manter o espirito dos quadrinhos na grande tela, infelizmente nem sempre e assim já que temos produções quase que diárias do “gênero” nos cinemas. Mas sempre tivemos boas adaptações desde os tempo dos seriados cinematográficos como Flash Gordon’s Trip To Mars (1938).
Akira não poderia faltar
Cinema e quadrinhos sempre foram muito próximos, por um motivo, os dois dão primazia à imagem, por isso essa relação de influencias tão fácil, esse é o motivo pelo qual as duas mídias dialogam tão bem. Esta proximidade fica clara ao analisarmos o uso do recurso das storybords, que é o planejamento da cena quadro a quadro, antes de se filmar. O storybord é quase uma HQ, muitos diretores utilizam esta ferramenta desde o saudoso Hitchcock , que foi um dos maiores adeptos da técnica, até James Cameron.
Nem só de "supers" vivem os quadrinhos
Está não é uma lista definitiva das melhores adaptações de todos os tempos, até porque eu não assisti todas as adaptações (são muitas, não tinha como) e sim as minhas melhores. A escolha foi feita de como eu vi o respeito do filme pela HQ, desde a escolha do diretor, se seu estilo combina, pois diretores muito autorais procuram mudar um pouco a história, e isso às vezes pode ser muito bom ou um enorme fracasso, passando pelos atores e como eles interpretam o personagem, a minha identificação com os mesmos, as mudanças de roteiro, tudo foi analisado. 
Assim, escolhi aquelas que mesmo com mudanças grandes no roteiro (nem todas), mantiveram o espirito da revista, podem não ter sido fieis às HQ's, mas o impacto da história em mim foi o mesmo, pois na minha visão, isso é o mais importante não precisa ser exatamente aquilo que eu vi na revista, mas o espírito da obra original tem que ser mantido. Haverá alguma comparação com HQ's, mas, dentro do possível, tentarei analisar apenas filme. Mas repito, é uma lista PESSOAL, pois adaptações sempre geram polêmicas, devido à paixão dos fãs por suas HQ's. Sinta-se a vontade para discordar, OK?
Então aguarde porque depois de invadirem a tela do cinema, os quadrinhos invadirão a tela do seu computador.
Prepare-se. Eles estão chegando.
Christopher Reeve, o Superman definitivo.



3 comentários: