Curta no Facebook

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Nick Cave and The Bad Seeds - "Murder Ballads" (1996)






" 'Murder Ballads'
é mais do que contar histórias. 
Em cada música, Mr. Cave, meticulosamente,
cria uma fábula macabra
e, em seguida, a destila
em uma única imagem da morte."
The New York Times





Os estilo sombrio, a sonoridade cabaré, as letras pesadas, os temas mórbidos sempre estiveram presentes na música do australiano Nick Cave, mas em “Murder Ballads” todos estes elementos são levados ao extremo. Com pequenos “contos” recheados de morte, sexo, atrocidades, violência, sangue, e personagens estranhos, distribuídos sobre sua eclética sonoridade variada, repleta de country, blues, jazz, gótico, punk, Nick Cave chegava ao um dos melhores trabalhos de sua carreira.
A vocação de Cave como grande contador de histórias cotidianas já se faz confirmar logo de cara com a dramática “Song for Joy”, que só tem alegria mesmo no nome e, mesmo assim, olhe que nem nisso. Cave encarna um homem que conta a história de sua mulher e três filhas assassinadas por um psicopata, numa interpretação praticamente narrada acompanhada por uma batida pesada e um piano angustiante.
Aí vem a sequência dos Lee, duas canções tradicionais rearranjadas por Cave: “Stagger Lee” sobre um cara fodão, um maldito filha-da-puta, é intensa, forte e traz um final ruidoso de guitarras; já “Henry Lee”, que a segue, é uma balada linda e melancólica, na qual é acompanhado nos vocais pela, então namorada, PJ Harvey. Em outra balada, “Where the Wild Roses Grow” é a vez de ter a companhia da conterrânea Kylie Minogue que, com sua voz delicada e doce, contrapõe o vocal assustador e ameaçador de Mr. Cave.
Num alucinado country-polca-punk-rock, Cave nos apresenta mais uma de suas impressionantes histórias, desta vez a da jovem Loretta, uma matadora fria e cruel, na frenética “The Curse of Millhaven, que faz uma variação acelerada da melodia do refrão de “Henry Lee”, criando uma interessante amarração dentro do álbum.
Outros momentos do disco: “Lovely Creature” é outra que remete ao country; “Crow Jane” é uma espécie de jazz lento; e “Kindness of Stranger' é o típica balda de cabaré característica do cantor.
O grande momento do disco chega quase no final com a monumental "O'Malley's Bar", um “curta-metragem” de quase 15 minutos, com um toque de rumba, meio bolero, onde Nick Cave com vocal rasgado, um piano agresivo, rimas irregulares e uma letra quilométrica, relata um massacre brutal dentro de um restaurante e todos seus desdobramentos.
Depois de cantar e descrever a morte em suas diversas variações e possibilidades, Nick Cave ameniza o inevitável de cada um de nós e canta a bela “The Death is Not the End” de Bob Dylan, na companhia de seus ilustres convidados, P.J. Harvey, Kylie Minogue e do doidão Shane MacGowan com sua característica voz de pinguço. E é o fim do disco. Um final com a devida grandiosidade que o álbum merece. Mas felizmente é apenas o fim deste disco. Certamente, com a criatividade, talento e inquietude de Nick Cave, ele os Bad Seeds voltarão a nos apresentar coisas como este ótimo “Murder Ballads”.
****************

FAIXAS:
  1. "Song of Joy" – 6:47
  2. "Stagger Lee" – 5:15 (tradicional americana, adapt. Nick Cave and Bad Seeds)
  3. "Henry Lee" – 3:58 (tradicional escocesa, adapt. Nick Cave)
  4. "Lovely Creature" – 4:13 (Blixa Bargeld/Martyn P. Casey/Nick Cave/Mick Harvey/Thomas Wydler)
  5. "Where the Wild Roses Grow" – 3:57
  6. "The Curse of Millhaven" – 6:55
  7. "The Kindness of Strangers" – 4:39
  8. "Crow Jane" – 4:14 (Casey/Cave)
  9. "O'Malley's Bar" – 14:28
  10. "Death Is Not the End" – 4:26 (Bob Dylan)

******************
Ouça:

Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário