Curta no Facebook

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Baden Powell -"À Vontade" (1964)




"Toda música tem uma história"
Baden Powell




O talentoso jovem violonista Baden Powell desde seu primeiro trabalho chamava atenção do universo da música naquele início da década de 60 com seu dedilhar técnico, preciso, suave e sua formação clássica de violão. E com seu "À Vontade", de 1963, com as geniais recriações jazzística de clássicos da bossa-nova como "Garota de Ipanema" e "Samba do Avião", ambas de Tom Jobim; interpretações instrumentais notáveis como a de , "Saudades da Bahia" de Dorival Caymmi; e a introdução aos elementos afro e sincréticos como "Berimbau" e "Candomblé", mudou de vez o jeito de se fazer e ouvir música brasileira.
Além disso, o álbum marca o início da parceria com Vinícius de Moraes, nas canções "O Astronauta", "Consolação" e na espetacular "Berimbau", com quem, por sinal, viria a produzir em seguida outro dos grandes álbuns da discografia nacional, "Os Afro-Sambas".
Curiosamente, Baden Powell, mais tarde, pouco antes de morrer em 2000, se converteria à religião evangélica e rejeitaria seus trabalhos com referências às religiões afro-brasileiras alegando que os temas faziam alusões ao demônio (Olha só!!!).
Uma pena que um artista, um homem bem formado, esclarecido, por um motivo tão estúpido e, por certo, menor que a arte chegue ao ponto de desprezar seu próprio trabalho, ainda mais sendo ele tão significativo. Mas o importante é o que fica e obra de Baden, especialmente neste período de proximidade com o poetinha Vinícius, é de qualidade inquestionável. Não há religião que faça com obras-primas sejam renegadas ou esquecidas. Elas permanecem para a eternidade.

********************

FAIXAS:
1 Garota De Ipanema 3:07
2 Berimbau 3:30
3 O Astronauta 2:32
4 Consolação 2:32
5 Sorongaio 5:40
6 Samba Do Avião 3:18
7 Saudades Da Bahia 2:25
8 Candomblé 4:40
9 Conversa De Poeta 4:35
10 Samba Triste 4:25

********************
Baixe para ouvir:



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário