Curta no Facebook

quinta-feira, 12 de junho de 2014

cotidianas #301 - Franzina




Franzina,
Estrangeira, londrina,
Sobre os ombros a névoa do organdi...
Reaparecida em minha sensação!

Estávamos os dois quase juntos, juntinhos,
                 Povo
                 Parque Antárica
Insulados na multidão erva de campo indiferente
Era gostoso estar assim unidos
                                          esquecidos...
Qual o teu nome? o meu?
Seguindo a bola.
                         Campeonato.
                   APEA
             Taça
Os dois apaixonados pelo jogo.
                                   Por nós.

Falta muito?
- Dez minutos.
- Meu Deus!
- É agora!

E foi. Bianco avançou demais; Guariba... não; Netinho centrou; Mário caiu, mas Formiga emendou e a bola...
                                               Friedenreich!
                                        Goal!
                                 Delírio-vinho!
                         Alegria bacante!
                As Grandes Dionisíacas!
       Elaphebolion em dezembro!
Alle-goak, goak, goak!...

Olhaste-me brasileira
                                 Paulistano
Com duas lágrimas nas hortênsias dos teus olhos;
e teu ombro apoiou-se no meu peito de rapaz...
Asa de pomba! asa de pomba de organdi!...

Franzina,
Reapareceste-me agora na lembrança,
Doce como a pálpebra que se fecha para o sonho...
Ai! saudade de amor!
Ai! sublime tortura!
Ai! memória de peito comovido
Onde poisa macia uma asa de mulher!...

*****************************************
"Franzina"
(Mário de Andrade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário