Curta no Facebook

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Garbage - "Garbage" (1995)


"O rótulo perfect-pop foi mal aplicado
nos anos 1990,
referindo-se tanto ao Take That
quanto ao St. Etienne.
Porém fazia muito sentido
se aplicado ao Garbage"
Joel McIver
jornalista, escritor e apresentador de TV,
no livro "1001 Músicas Que Você Deve Ouvir Antes de Morrer"



Uma grande expectativa criou-se quando rolou um papo nos bastidores do universo musical, que o produtor do Nirvana, Butch Vig, se reuniria com outros dois produtores para formar uma banda. Não que todos já não tivessem tido suas experiências do outro lado da mesa de som, mas especialmente no caso de Vig, seria a primeira vez depois do estrondoso sucesso do grande clássico "Nevermind", produzido por ele. As expectativas se confirmaram e com uma produção caprichada, um som lapidado e limpo, o Garbage atingiu imediatamente uma sonoridade muito particular, quase única mesmo não tendo reinventado a roda. O interessante, é que ao contrário do que poder-se-ia imaginar por ter como integrante um superstar dos estúdios, as atenções e os holofotes se voltaram, com justiça para a vocalista Shirley Manson, que convidada para comandar os vocais do projeto roubou a cena como uma verdadeira frontwoman pela atitude, pela imagem, pelas idéias e pela performance. A escocesa de pele marmórea e cabelos avermelhados cantava com fúria, sensualidade, deboche e energia dando o brilho essencial para o rock vigoroso com elementos eletrônicos feito pelos três rapazes. O resultado foi uma mistura de Nirvana, com Madonna, com Blondie, com Nine Inch Nails. Nitroglicerina com purpurina! Lixo com plumas! Punk com pop!
O disco de estréia, de mesmo nome da banda ("Garbage", 1995), é simplesmente um dos grandes álbuns dos anos 90 e uma das melhores coisas que surgiram nas últimas décadas. "Supervixen" que abre já é o perfeito cartão de visitas do apuro técnico do álbum com aquele início "hesitante", para-continua, num show de produção. A segue a ótima charmosíssima "Queer" com o vocal sexy e provocante de Shirley Manson, e o hit "Only Happy When it Rains", um impecável rock comercial da melhor qualidade, bem como outro grande sucesso do álbum, o gostoso pop rock "Stupid Girl".
"As Heaven as Wide" traz uma percussão eletrônica nervosa e um baixo distorcido responsável pelo peso da música; cheia de efeitos e detalhes, a lenta e melancólica "A Stroke of Luck" apresenta uma levada meio reggae do baixo e um certo peso no refrão; e a excelente "Not My Idea", simplesmente detona tudo com um riff minimalista, repetido, martelado e uma interpretação praticamente silábica da cantora no poderoso refrão.
Merecem menções também as boas "Dog New Tricks" e "My Lover's Box", canções pop-rock produzidas com detalhismo; "Fix Me Now" que alterna vocais quase sussurados com rompantes mais enérgicos e traz uma guitarra hipnótica levemente oriental; e a fascinante "Vow", outro sucesso da banda, com seu início de guitarras esparsas e desencontradas em mais um show à parte do time de músicos/produtores que souberam tirar de cada música o melhor que elas podiam oferecer.
Grandes álbuns costumam ter grandes finais e este não é exceção. Em "Milk", a agressiva Shirley Manson se desmancha revelando-se então suplicante e frágil num encerramento digno de um grande disco.
Se alguém menos atento pegar o disco do Garbage para ouvir pode até achar que é igual a um monte de outras coisas que se fazia na época, naquele início de anos 90. Mas com um pouquinho de ouvido, um pouquinho de atenção ( e não precisa ser muita porque os detalhes saltam), percebe-se claramente que só o Garbage fez aquilo. Fez a mesma coisa, mas fez diferente.
Entendeu?
*******************************************

FAIXAS:

  1. "Supervixen" – 3:55
  2. "Queer" – 4:36
  3. "Only Happy When It Rains" – 3:56
  4. "As Heaven Is Wide" – 4:44
  5. "Not My Idea" – 3:41
  6. "A Stroke Of Luck" – 4:44
  7. "Vow" – 4:30
  8. "Stupid Girl" (Garbage, Strummer, Jones) – 4:18
  9. "Dog New Tricks" – 3:56
  10. "My Lover's Box" – 3:55
  11. "Fix Me Now" – 4:43
  12. "Milk" – 3:53
*******************************************
Ouça:
Garbage 1995

Cly Reis


Nenhum comentário:

Postar um comentário