Curta no Facebook

sexta-feira, 14 de março de 2014

Peter Gabriel - "So" (1986)


"[Peter] Gabriel pôs em cheque
sua esquisitice com "So",
mas fez isso sem comprometer  a si mesmo."
revista Q, em 1986


O ex-Genesis, Peter Gabriel, em 1986, aparecia com um grande álbum mais acessível ao público que seus anteriores da carreira solo. "So" trazia canções mais pop com bom potencial radiofônico como "Big Time" e "Sledgehammer", mas aliava a isso explorações rítmicas universais, a chamada world-music, como em "In Your Eyes", trabalhos percussivos interessantes como na ótima "Mercy Street", e não deixava de lado o experimentalismo, como em "We Do What We're Told" e  em "This is the Picture (Excelent Brids)", parceria com a performática Laurie Anderson.
Além das mencionadas, merecem destaque a ótima "Red Rain", que abre o disco é uma mescla equilibrada do pop com os elementos percussivos e o interesse do músico pelos ritmos de outras culturas; e a balada "Don't Give Up", em dueto com Kate Bush com interpretações espetaculares dos dois cantores.
Mas o carro-chefe do disco e uma das canções mais emblemáticas dos anos 80 foi a já citada "Sledgehammer", um pop-soul cheio de energia pontuado eventualmente por uma flauta sinuosa e conduzida por uma linha de metais empolgante. A propósito, esta canção, "Slegdehammer", provavelmente seja, junto com "Thriller" de Michael Jackson, "Money for Nothing", do Dire Straits, "Hunting High and Low" do A-ha, um dos grandes marcos na linguagem do videoclipe com um dos videos mais marcantes de todos os tempos, numa animação gravada quadro a quadro, feita em parte com massa de modelar, em uma edição incrível que causava inevitavelmente enorme sensação e impacto visual.
Embora Peter Gabriel já tivesse realizado trabalhos muito interessantes e talvez mais criativos do ponto de vista experimental, "So", além de lhe proporcionar pela primeira vez uma penetração entre o grande público nas rádios e, com um clipe tão marcante, na TV, mostrava um equilíbrio mais interessante entre os elementos explorados pelo músico, resultando num trabalho extremamente bem produzido, bem acabado e de alta qualidade, que se constituía, desde então, num dos grandes discos da década de 80.

vídeo de "Sledgehammer" - Peter Gabriel

***********************************************

FAIXAS:
  1. "Red Rain" – 5:39
  2. "Sledgehammer" – 5:12
  3. "Don't Give Up" – 6:33
  4. "That Voice Again" – 4:53
  5. "In Your Eyes" – 5:27
  6. "Mercy Street" – 6:22
  7. "Big Time" – 4:28
  8. "We Do What We're Told (Milgram's 37)" – 3:22
  9. "This Is the Picture (Excellent Birds)" (Laurie Anderson, Gabriel) – 4:25

***********************************************
Ouça:
Peter Gabriel So


Cly Reis

Um comentário:

  1. Tudo muito bem amarrado por ele e o Daniel Lanois. Baita disco mesmo. Há quem prefira o "Passion" ou os "I", "II" e "III", mas esse é de fato o grande dele bem por causa desse equilíbrio que tu mencionas. Muito bem analisado.

    ResponderExcluir