Curta no Facebook

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

John Cale - "Fear" (1974)



"O Medo é o melhor amigo do homem"




Quando aquela suíte para piano começa, com semelhanças de concerto clássico, nunca poderia se imaginara anarquia sonora ruidosa em que ela acaba por se transformar. Assim com a impressionante "Fear is a Man's Best Friend"", John Cale, maestro e multi-instrumentista, ex-Velvet Underground, abre o disco cujo nome remete à própria faixa de abertura: "Fear".
Assim é John Cale, capaz de na mesma obra, na mesma música visitar diversas possibilidades. Em "Fear" de 1974, ele mais uma vez desfilava toda sua capacidade compositiva indo desde peças sofisticadas a proto-punks básicos, explorando todas as possibilidades que podia vislumbrar em seu vasto horizonte musical.
Baladas belíssimas e celestiais como "Buffalo Ballet" e "Emily"; linhas requintadas como em "The Man Who Couldn't Afford to Orgy"; punks crus mas altamente trabalhados como em "Momamma Scuba", este é o mundo musical de John Cale. O da experimentação sem receio. De tudo um pouco no mesmo disco, mas com equilíbrio e sempre com muita competência.
Não dá pra deixar de destacar a beleza mágica de "Ship of Fools"; a interpretação marcante e belíssima de Cale na inspirada "You More Than I Know"; para o pop colorido, meio reggae, de Barracuda"; e para a ótima "Gun", um pré-punk atrevido com destaque para o solo de guitarra "à quatro mãos", cheio de efeitos, de Phil Manzarena e Brian Eno.
Medo? Essa é uma palavra que por certo não consta no vocabulário musical de John  Cale. Sempre pronto a arriscar. Sempre pronto a mudar de direção. Pronto a mudar de um projeto para o outro, de um disco para o outro, de um estilo para outro no mesmo disco.
Se não conhece, tente ouvir.
Pode ir sem medo.

***************************************

FAIXAS:
  1. "Fear is a Man's Best Friend" (3:53)
  2. "Buffalo Ballet" (3:29)
  3. "Barracuda" (3:48)
  4. "Emily" (4:23)
  5. "Ship of Fools" (4:38)
  6. "Gun" (8:05)
  7. "The Man Who Couldn't Afford to Orgy" (4:35)
  8. "You Know More Than I Know" (3:35)
  9. "Momamma Scuba" (4:24)

*****************************************
Ouça:
John Cale Fear




Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário