Curta no Facebook

domingo, 7 de julho de 2013

The Animals - “Before We Were So Rudely Interrupted” (1977)



"Uma vez que você sentiu o poder da música, e viu pela primeira vez suas mãos serem capazes de tocar os corações e almas de pessoas em todo o mundo, esta magia é algo que você jamais esquece."
Eric Burdon,
da biografia "Don't let me be Misunderstood"


Um dos meus discos favoritos deve ser uma surpresa para muitos dos que me conhecem. Fui apresentado a ele em 1980 pelo meu amigo e colega Luiz Paulo Santos. Chama-se “Before We Were So Rudely Interrupted”, da banda inglesa The Animals e foi gravado em 1977. O grupo surgiu na década de 60 quando o Alan Price Combo ganhou a adesão do vocalista Eric Burdon. Mais um daqueles brancos de alma negra, Burdon deu à banda a voz que faltava naquela mélange de blues, jazz e soul no meio da beatlemania.
Os Animals fizeram muito sucesso com “The House of the Rising Sun”, “We've Got to Get Out of This Place”, “Don't Let Me Be Misunterstood”, entre muitas outras. A primeira ruptura aconteceu quando o baixista Chas Chandler resolveu deixar seu instrumento e ser manager de um artista emergente na Swinging London e que daria muito o que falar: Jimmi Hendrix. Logo depois, os Animals encerraram a primeira parte de sua carreira com Alan Price fazendo trilhas para os filmes de Lindsey Anderson (em especial o maravilhoso “O Lucky Man”) e Burdon indo para a América, onde foi ser vocalista do grupo War. Em 76, os integrantes do grupo resolveram dar uma segunda chance ao azar. Reuniram-se e gravaram este disco com o estúdio móvel dos Stones numa fazenda. O nome já é um achado: “Antes de seremos tão rudemente interrompidos”. O velho humor inglês.
A festa começa com o piano de Alan Price num clima boogie-woogie num clássico de Leiber & Stoller mais Otis chamado “Brother Bill” (The Last Clean Shirt). Um R & B das antigas, a canção permite a Burdon dar seu primeiro de muitos shows durante o disco. O guitarrista Hilton Valentine também faz seu primeiro solo, carregado pelo piano de Price. Uma das melhores versões de “It's All Over Now, Baby Blue” vem em seguida. O clima é soturno com a bateria de John Steel fazendo uma batida seca e as harmonias de Alan Price se juntando às da guitarra de Valentine, enquanto um sintetizador faz a cama. Eric Burdon modula sua voz para encarar os altos e baixos da canção. Nem Dylan teria pensado num arranjo ecumênico como este.
Depois de duas canções dessas, chega a hora de descontrair com “Fire on the Sun”, um rock libidinoso no estilo Little Richard, mas gravado na década de 70 (“Your love is like fire, baby / Fire on the Sun”). Mais uma vez o cérebro musical da banda, Alan Price, comanda as ações. “As The Crow Flies”, composta por Jimmy Reed, volta ao blues com o piano elétrico. O resto da banda faz aquela velha batida blues de Chicago. Pra fechar o lado 1 do LP, uma das melhores músicas de todo o disco: “Please Send Me Someone to Love”. Nela, Eric Burdon mostra toda a sua qualidade como cantor. Talvez nunca em sua carreira ele tenha cantado uma música como essa, cheia de modulações e subidas e descidas de tom numa mesma frase. Alguém poderia dizer que é pirotecnia. Eu diria que ele é um excelente cantor. O narrador pede paz e tranquilidade no mundo, mas se não for pedir muito, mande um amor. “Heaven please send / To allmankind /understanding and peace of mind / but if its not asking too much / please send me someone to love”. Numa cama de órgão, guitarra jazzística, baixo e bateria, o Fender Rhodes de Price brinca, permitindo a Burdon uma performance incrível. 
O antigo Lado 2 começa com uma música de Jimmy Cliff, “Many Rivers to Cross”, que os Animals transformam de um reggae num lamento gospel (o deles, não o nosso). A mensagem é de superação: “Many rivers to cross / But I can't seem to find /my way over”. Mais adiante, o narrador reclama da solidão: “And this loneliness just won't leave me alone / It's such a drag to be on your own”. No final, Burdon rasga seus lamentos como um cantor negro de igreja batista no Sul dos Estados Unidos. “Just Want a Little Bit” inicia enigmática com o piano e passa para um R & B dançante de Little Mama Thornton. Nesta canção, Alan Price relembra seus velhos tempos de pré-beatlemania, quando o som da juventude inglesa era o blues e o Rhythm'n'Blues de grupos com órgão, como o de seu colega Georgie Fame. A única composição de integrantes dos Animals vem na sequência: “Riverside County”, outro blues com escala descendente. O grande compositor Doc Pomus aparece com a clássica “Lonely Avenue”. Os arranjos deste disco brincam todo o tempo com esta “simplicidade” do blues e vão colocando camadas e camadas de pequenos detalhes com vocais, guitarras e teclados, enquanto a batida é constante. O final é engraçado com “The Fool” que diz: “Juntem-se a mim, amigos / ergam suas taças/ e bebam ao bobão /o louco bobão / que mandou seu amor embora”.
Durante todo o disco, Burdon reclamou que a mulher tinha ido embora, que estava numa avenida solitária e tal. Nesta última canção, este arco dos relacionamentos vira do avesso. “Ela encontrou um novo amor / eu digo que ele é o cara de sorte/ Bebam ao bobão / eu mandei meu amor embora”. Um disco de blues e Rhythm'n'blues em plena era disco e de Boston, Eagles e Peter Frampton. Não poderia ter dado certo mesmo. Os Animals saíram em turnê e cinco anos depois tentaram mais uma vez com o disco “Ark” de 1983. Mas os melhores tempos já tinham passado. Eric Burdon continua na ativa e acabou de lançar um trabalho muito festejado pela crítica, “'Til Your River Runs Dry”. Mas essa história vai ser contada daqui há pouco.
**************************************
FAIXAS:
1. "Brother Bill (The Last Clean Shirt)" (Jerry Leiber, Mike Stoller, Clyde Otis) - 3:18
2. "It's All Over Now, Baby Blue" (Bob Dylan) - 4:39
3. "Fire on the Sun" (Shaky Jake) - 2:23
4. "As the Crow Flies" (Jimmy Reed) - 3:37
5. "Please Send Me Someone to Love" (Percy Mayfield) - 4:44
6. "Many Rivers to Cross" (Jimmy Cliff) - 4:06
7. "Just a Little Bit" (John Thornton, Ralph Bass, Earl Washington, Piney Brown) - 2:04
8. "Riverside County" (Eric Burdon, Alan Price, Hilton Valentine, Chas Chandler, John Steel) - 3:46
9. "Lonely Avenue" (Doc Pomus) - 5:16
10. "The Fool" (Sanford Clark) - 3:24

**********************************************
OUÇA AQUI: 

por Paulo Moreira


Paulo Moreira é jornalista e radialista há 32 (!!) anos, apresentador do cultuado Sessão Jazz, da rádio FM Cultura, de Porto Alegre. Adora música e cinema ou cinema e música, a ordem não altera o fator dos produtos. Teve duas filhas (e uma neta) e plantou árvores. Falta escrever um livro. Adora dois locais em extinção no mundo moderno: livrarias e lojas de discos. É um jurássico assumido, pois usa mas não é escravo das novas tecnologias. E nada substitui um bom livro ou um encarte de discos com ficha técnica completa. Adora Porto Alegre, mas, se pudesse, morava no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário