Curta no Facebook

sábado, 27 de julho de 2013

cotidianas #236 - Encontro


"Muito falaram de mim nestes últimos tempos, disse-me Deus. Numerosos ecos chegam a meus ouvidos. é até mesmo um pouco embaraçosos. Sim, eu sei, estou na moda. Mas tudo o que dizem de mim o mais das vezes não me agrada muito e acontece mesmo que não o compreenda absolutamente. Assim, por exemplo, vós que sois d ofício (não vos ocupais da literatura?), vós devereis dizer-me de quem é esta pequena frase que, em meio a tantos disparates, me agradou: "Não se deve falar de Deus senão naturalmente..."

- A pequena frase é minha- disse enrubescendo.

- Pois bem. Então escuta-me - disse Deus, que a partir deste momento me trata por tu. - Alguns desejariam sempre que eu interviesse e perturbasse para eles  a ordem estabelecida. Seria complicar demasiado as coisas, e trapacear, se eu não permanecesse fiel às minhas leis. Que aprendam um pouco melhor a submeter-e a elas, que compreendam que é dessa maneira que melhor proveito tirarão delas. O homem pode mais do que imagina.

- O homem está na merda - disse eu.

- Pois que saia dela - continuou Deus; é para patentear-lhe a minha estima que deixo safar-se sozinho.

E mais ainda:

-Seja dito que isso não me deu tanto trabalho assim. Aconteceu naturalmente. Tudo nasceu, como que independente da minha vontade (...) De modo que a menor vergôntea, em se desenvolvendo, me explica melhor a mim mesmo que todos os raciocínios dos teólogos (...)

- Devo confessar-te ainda que estou grandemente desiludido com os homens. Os que mais se dizem meus filhos a pretexto de me adorar voltam as costas a tudo o que par eles eu preparei na Terra. Sim, precisamente os que me chamam de pai. E como podem supor que eu possa me comprazer em vê-los emagrecer, sofrerem e privarem-se por amor a mim?

Realmente, isso me interessa muito! 

Escondi meus mais belos segredos nas moitas, como vós fazeis com vossos filhos na páscoa. Gosto principalmente dos que se esforçam por achá-los."



trecho de "Os Novos Frutos"
de André Gide


Nenhum comentário:

Postar um comentário