Curta no Facebook

sexta-feira, 19 de abril de 2013

David Bowie - "Space Oddity" (1969)



No alto, a capa original e
abaixo a capa da reedição de 1972.
"Controle de solo para Major Tom...
Controle de solo para Major Tom..."
início de "Space Oddity"



David Bowie desembarcava na Terra.
A odisséia mutante de Bowie exibindo toda sua versatilidade começava verdadeiramente ali. Apesar de já ter um álbum em sua discografia, foi com "Space Oddity" de 1969, que aquele rapaz inglês de olhos diferentes se consolidava como artista respeitado e estabelecia as bases para a própria obra dali para a frente.
As levadas marcantes de violão, a influência folk, o rock sofisticado, a beleza cósmica e a melancolia chapada da maravilhosa "Space Oddity"; todo o clima de descontração e improvisação jam do final de "Unwashed and Somewhat Dazed"; a brincadeira divertida da vinhetinha "(Don't Sit Down)", mais tarde retirada de edições posteriores do disco; a leveza de "Letter to Hermione"; a interpretação emocionante de "Cygnet Committee"; o rock gostoso de "Janine"; o primor da balada "An Ocasional Dream"; o refrão quebrado da brilhante "God Knows I'm Good"; o arranjo notável de "Wild Eyed Boy From Freecloud"; e a magnitude da peça psicodélica monumental "Memory of a Free Festival", crescente, somando elementos, até culminar num final apoteótico.
Um disco que afirmava Bowie como artista altamente criativo e logo em seguida o confirmaria como um dos grandes nomes da história do rock, preparando para a chegada da nave de seu Ziggy Stardust e sua explosão definitiva no universo pop. A grande viagem espacial só estava começando.


***************************************************

FAIXAS:
  1. "Space Oddity" – 5:15
  2. "Unwashed and Somewhat Slightly Dazed" – 6:55
  3. "(Don't Sit Down)" – 0:39
  4. "Letter to Hermione" – 2:28
  5. "Cygnet Committee" – 9:33
  6. "Janine" – 3:18
  7. "An Occasional Dream" – 2:51
  8. "Wild Eyed Boy From Freecloud" – 4:45
  9. "God Knows I'm Good" – 3:13
  10. "Memory of a Free Festival" – 7:05
**************************************************
Ouvir:
David Bowie Space Oddity



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário