Curta no Facebook

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

The Smiths - "Meat is Murder" (1985) - ÁLBUNS FUNDAMENTAIS ESPECIAL nº200




"Quando escutei 'Meat is Murder'
então veio a constatação:
um clássico instantâneo!(...)
Eu tive a certeza que ali estava
o registro musical mais contundente
que a minha juventude poderia ter."
Zeca Camargo, jornalista




Sem conhecer muito da história da banda The Smiths, em 1996 comprei meu primeiro vinil da banda mais pela capa que me chamava atenção. Na época estava fazendo prova para o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e aquele soldado na capa do disco me deixou curioso e de uma certa forma confuso. Fiz o mais importante, influenciei os vizinhos de tanto escutar. Levava para as festas de amigos , onde de cara "The Headmaster a Ritual" deixava a galera eufórica e quem não conhecia a banda passava a gostar. No meu mundo particular , as canções "Well I Wonder", "Hoow Soon is Now?" (apesar desta canção não fazer parte do LP original, foi adicionada em lançamentos subseqüentes), "I Want the I One Can't Have" e "Meat is Murder" eram as mais cantadas e assobiadas pelos cantos naquela época e hoje ficam as lembranças quando as ouço em casa. Com o passar do tempo fui completando a minha coleção e resolvi comprar na ordem de lançamentos: primeiro o LP "The Smiths" , depois "The Queen is Dead" (que também gosto muito) e na sequência as coletâneas "The World Won't Listen", "Hatfow of Hollow", o ao vivo "Rank" e depois o " 'Strangeways, Here We Come" . Cada dia eu me deliciava com um diferente, eram momentos bons, ruins, tristes ou felizes.. Sei lá, tudo era motivo para ouvir The Smiths na época em que sonhava em ter uma banda.
Na época do álbum "Meat is Murder"
As pessoas sempre me perguntam até hoje qual a minha musica preferida dos Smiths e eu respondo sem pensar muito :"Não tenho apenas uma tenho pelo menos umas dez e a maioria estão no álbum "Meat is Murder" ". Na minha modesta opinião este álbum foi mais estridente e político do que seu antecessor e soube também que na Inglaterra  foi o único álbum da banda (exceto coletâneas) a alcançar o número um nas paradas de sucesso.
Hoje quando assisto o vídeo "The Smiths Live in Madri" (lançamento da divulgação do álbum "Meat is Murder") eu fico pensando como gostaria de estar presente naquela multidão, vendo de perto um show com a maoiria das musicas que gosto dos Smiths e vendo eles divulgarem seu trabalho sem saber que um dia seria a melhor banda de todos os tempos. Viva os Smiths , viva a simplicidade , a harmonia e a voz de veludo do nosso amado Morrissey.
Aqui deixo meu depoimento, com muito carinho.





por Roberto Freitas


******************************************

FAIXAS:
 1 – The Headmaster Ritual
2 – Rusholme Ruffians
3 – I Want The Onde I Can’t Have
4 – What She Said
5 – That Joke Isn’t Funny Anymore
6 – Nowhere Fast
7 – Well I Wonder
8 – Barbarism Begins at Home
9 – Meat is Murder


*a edição original americana e versões posteriores em CD tiveram o acréscimo da faixa
"How Soon Is Now?"
******************************************


Roberto Freitas é vocalista da banda The Smiths Cover Brasil , uma das mais bem conceituadas no seu âmbito no Rio de Janeiro e mesmo no Brasil. É empresário, tem 42 anos, é natural de Fortaleza (CE) mas reside no Rio de Janeiro. Além de Smiths gosta de MPB e rock dos anos 80 em geral, e além de música gosta de natação e futebol, sendo botafoguense de coração.











******************************************
Ouça:

Um comentário:

  1. Bonito texto. De quem, como eu, acha The Smiths a maior banda de todos os tempos há muitos anos. E isso não deve mudar nunca mais tanto em mim quanto no Roberto pelo visto. Parabéns.

    ResponderExcluir