Curta no Facebook

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Billie Holiday - "Lady in Satin" (1958)





"Era o anjo das trevas.
Billie cantava com beleza demais
e dor demais."
Peggy Lee (cantora)



Sempre quis ter esse disco da Lady Day até por saber que fora de um dos últimos atos de sua conturbada carreira e por felicidade, agora, encontrando um relançamento da Columbia Records, que botou no mercado também outros títulos interessantes de jazz, finalmente o tenho em minha discoteca.
"Lady in Satin", de 1958, com certeza não é o melhor trabalho pessoal da cantora, não tem suas performances mais brilhantes ou o melhor de seu potencial vocal, mas até pelo fato de sua voz, outrora doce, suave, maviosa, mostrar-se extremamente fragilizada pelo estado de saúde debilitado, naquele que seria o último ano de sua vida, resultado do uso excessivo de ácool e heroína ao longo de toda sua trajetória, faz com que suas interpretações ganhem em dramaticidade e intensidade. Assim, cada ciúme soa mais trágico, cada desilusão mais sentida, cada decepção mais dolorida, cada adeus mais triste. "I'm a Fool to Wanto You", que abre o disco, é um ótimo exemplo disso, onde com a voz limitada, fraca, rasgando na garganta em determinados momentos, nos proporciona uma interpretação emocionate e única. "You don't Know What love Is" chega a ser mesmo ruim tal a deficiência da cantora contrastando, contudo, com o brilhantismo do arranjo e da execução da orquestra; em "For All We Know" e "Glad to Be Unhappy" é possível notar o esforço da cantora tentando se superar (e conseguindo); e "The End of Love Affair", que encerra o disco, mesmo com um fio de voz, Billie ainda consegue nos brindar com outra atuação vocal comovente em outra das grandes faixas do álbum. Em "Get Along" Billie é graciosa; em "For Heaven's Sake" consegue mesmo a duras penas trazer de volta o velho encanto com muito brilho; e tem ainda interpretações fenomenais na ótima "But Beautifull" e na excepcional "You've Changed", a preferida do prórpio meastro Ray Ellis que admite, de início, ter ficado decepcionado com o que encontrou de Billie Holiday no estúdio, mas que depois, ouvindo o resultado, percebeu que aquilo que registraram era uma das melhores coisas que já havia escutado na vida.
Um triste porém belo epitáfio de uma das maiores e mais importantes cantoras de todos os tempos. De certa forma, um documento de uma vida, pois tudo estava ali naquele final, naquele álbum, naquela voz rouca, débil, triste, dolorosa: toda a vida de sofrimentos, erros, paixões, desilusões, vícios, mas também de beleza, amor, sensibilidade e talento.

**************************************************

FAIXAS:
01 - I’m a Fool to Want You
02 - For Heaven’s Sake
03 - You Don’t Know What Love Is
04 - I Get Along Wiyhout You Very Well
05 - For All We Know
06 - Violet for Your Furs
07 - You’ve Changed
08 - It’s Easy to Remember
09 - But Beaultiful
10 - Glad to Be Unhappy
11 - I’ll be around
12 - The End of a Love Affair

*******************************************
Ouça:
Billie Holiday Lady In Satin



Cly Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário