Curta no Facebook

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

The Kinks - "Lola Versus Powerman and The Moneygoround, Part One" (1970)


 “Eu quero tirar um som
de guitarra muito bom nesse disco.”
Ray Davies

Sabe aquela frase que diz que nunca se deve julgar um livro pela capa? Ela se aplica bem a este disco do Kinks, “Lola versus Powerman and the Moneygoround, Part 1”. Uma capa feia, tosca, uma espécie de gráfico, mandala, símbolo, uma série de octagramas inscritos em cincunferências, com uma face ao centro formada por pedaços de rostos diferentes... (???) Uma das piores capas que conheço.
Quem só vê uma capa assim não daria nada por um disco desses. É... Só que estaria cometendo um gravíssimo erro. O disco é espetacular! Mais uma das grandes obras de Ray Davies e sua turma num álbum conceitual que percorre os caminhos da indústria da música de maneira crítica e debochada.  Apesar de ser uma ‘PARTE UM’, a sequência nunca foi lançada, ao menos oficialmente, embora haja diversas hipóteses para o que seria sua segunda parte, em que outros álbuns, estariam espalhadas canções que o complementariam, ou mesmo se teriam sido gravadas. Mas não é necessário haver uma ‘parte dois’: “Lola vs Powerman and the Moneygoround, Part 1” se resolve suficientemente bem em si mesmo
As canções, desta vez ganham uma característica um pouco mais acústica e bebem um pouco mais do folk, como na excelente e irônica “Apeman” e no clássico “Lola”, mas não esquecem das guitarradas e do barulho em músicas como “Rats” e na fantástica “Powerman”.
Embora os destaques sejam muitos e quase todas as faixas sejam excepcionais, a grande estrela do disco é "Lola”, um épico com guitarras de cordas de aço que crim uma atmosfera estridente e forte, num clima crescente para uma interpretação inspiradíssima de Davies. Lembro que a ouvia sempre nas madrugadas da Rádio Ipanema de Porto Alegre e, como muitas vezes na programação noturna a programação ficava no piloto automático, nunca conseguia saber o que era aquilo, o que era aquela música fantástica. Tempos depois é que fui descobrir que aquilo era Kinks. Sim, aquilo era Kinks!

******************************************************

FAIXAS:
  1. "The Contenders" – 2:42
  2. "Strangers" (Dave Davies) – 3:20
  3. "Denmark Street" – 2:02
  4. "Get Back in Line" – 3:04
  5. "Lola" – 4:01
  6. "Top of the Pops" – 3:40
  7. "The Moneygoround" – 1:47
  8. "This Time Tomorrow" – 3:22
  9. "A Long Way From Home" – 2:27
  10. “Rats" (Dave Davies) – 2:40
  11. "Apeman" – 3:52
  12. "Powerman" – 4:18
  13. "Got to Be Free" – 3:01

******************************************************
Ouça:

Nenhum comentário:

Postar um comentário