Curta no Facebook

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Engenheiros do Hawaii - "Várias Variáveis" (1991)




"Ando só, pois só eu sei, pra onde ir,
por onde andei...
Pergunte ao pó por onde andei...
Ando só, como um pássaro voando.
Ando só, como se voasse em bando...
Ando só, pois só eu sei andar,
sem saber até quando."
da letra de "Ando Só"


Este é o quinto LP, K-7 e posteriormente CD dos Engenheiros do Hawaii e particularmente considero o melhor disco dos Engenheiros.  Depois de um disco muito e provavelmente propositalmente artificial que foi “O Papa é Pop”, este é a volta da fase roqueira do Engenheiros. Musicalmente, é o auge desta primeira leva de registros deles. Guitarras muito bem gravadas, baixo marcante e o uso excessivo de pratos que foi marca registrada do primeiro disco agora é muito mais econômico e a bateria muito precisa.
Os Engenheiros sempre tiveram o cuidado de apresentar seus discos com começo, meio e fim, o que é muito difícil se vocês prestarem atenção. Poucos artistas fazem ou fizeram isso em seus discos.  Alguns pontos me chamam a atenção nesse disco. Penso que os 2 primeiros discos ("Longe Demais..." e "A Revolta...") serviram para marcar sua presença no território gaúcho e mostrar seu trabalho. Os 2 seguintes "Ouça o Que eu Digo..." e "O Papa é Pop") os colocaram no mercado nacional, em especial no Rio de Janeiro e a partir deste o merca do nacional foi plenamente atingido a partir de SP. Uma impressão que somente o Humberto Gessinger poderia confirmar.
Ah sim e temos as músicas. Depois de um início com uma quase vinheta o cartão de visitas se apresenta com “O Herdeiro da Pampa Pobre” que faz contraste com outra música contida neste disco, a “Sampa no Walkman” meio que dizendo –Viemos de lá (ou “Eu venho delooonge” como falava o Brizola”) e estamos aqui.
As minhas duas músicas preferidas são “Quarto de Hotel” soa como um prelúdio de “Sampa no Walkman” que descreve o estranhamento e as particularidades desta Capital já não tão longe demais dos Engenheiros.
É um disco que de modo geral é pouco conhecido e que merece ser escutado com o cuidado necessário e se tu não gostar, ok, pelo menos tu conheceste. Fui ver agora quando foi lançado e nesse ano em 2012 ele completa 21 anos. E eu tive em vinil.

*****************************************

FAIXAS:
1."O Sonho É Popular" - 1:27
2."Herdeiro Da Pampa Pobre" (Gaúcho Da Fronteira; Vainê Darde) - 4:06
3."Sala Vip" - 4:51
4."Piano Bar" - 4:15
5."Ando Só" - 3:58
6."Quartos De Hotel" - 4:38
7."Várias Variáveis" (Humberto Gessinger; Augusto Licks; Carlos Maltz) - 0:47
8."Sampa No Walkman" - 4:24
9."Muros E Grades" (Humberto Gessinger; Augusto Licks) - 3:42
10."Museu De Cera" (Humberto Gessinger; Augusto Licks) - 4:01
11."Curtametragem" (Humberto Gessinger; Augusto Licks) - 2:02
12."Descendo A Serra" - 2:55
13."Não É Sempre" - 3:29
14."Nunca É Sempre" - 0:51

*******************************************
Ouça:
Engenehiros do Hawaii Várias Variáveis


Nenhum comentário:

Postar um comentário